Ao abordarmos sobre a Gestão de Pessoas nos negócios e instituições, é essencial o entendimento que uma organização com boas lideranças deve manter uma rede de aprendizado contínua dentro do ambiente de trabalho, dando aos gestores a responsabilidade de fazer surgir o potencial de cada membro da equipe. As novas tendências de mercado à nível mundial derivadas do avanço das tecnologias de informação e comunicação, aumentam cada vez mais as necessidades de consumo e serviços especializados. A exigência deste mercado é tão grande que ao longo de décadas vem transformando profissionais e empresas em competidores implacáveis, nos seus mais elevados níveis. Inserindo cada indivíduo neste meio estrutural também denominado de sociedade do desempenho, passou a fazer parte da rotina lidar com problemas e cobranças, resistir às pressões e desconfortos, manter-se atualizado e superar obstáculos constantes. Além da resiliência, quais outras habilidades de cunho comportamental que a pessoa vai precisar demonstrar?
O núcleo de DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional) inclui programas, estratégias, práticas e metodologias que direcionam o aperfeiçoamento de habilidades nominadas comportamentais e culturais. Sendo uma área integrada ao setor de Gente e Gestão (RH), o setor ou serviço de DHO possui a missão de ampliar recursos internos dos indivíduos que estão inseridos no ambiente através de conceitos multidisciplinares e orientadores de conduta.
O aspecto humano é sem dúvidas o maior diferencial do mundo competitivo atual, no entanto, por trás deste profissional tão cobiçado existe uma pessoa assim como qualquer outra, que não somente vai entregar os resultados, mas também precisará receber suporte, condução, respeito e o aperfeiçoamento de competências para atingir tais resultados. Um tabu ainda visto nas organizações e suas lideranças é não perceber o colaborador como um ser humano não pronto, ou seja, um ser que vive em desenvolvimento e que estando em um clima organizacional com ferramentas e bem-estar irá entregar aquilo que se espera na companhia. Este é um caminho para a chamada liderança humanizada, que é um pressuposto básico de todo o núcleo de DHO.
Deste modo, os gestores de empresas/organizações irão contribuir para o equilíbrio sadio da vida pessoal e profissional das equipes os ajudando a manter uma mentalidade de crescimento.
Copyright Instituto Quintian - 2022. Todos os direitos reservados. CNPJ: 45.803.493/0001-36